Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

A Estante

Fouche - El Genio Tenebroso (2023)

11
Mar24

Cópia de Design sem nome.png

Ainda não disponível em português, “Fouche - El Genio Tenebroso”, da Norma Editorial, baseia-se na biografia que Stefan Zweig escreveu sobre Joseph Fouché, político francês da altura da Revolução Francesa, conhecido pela sua falta de caracter e pelo epiteto “Judas da Revolução”. O talentoso Kim adapta a banda desenhada a vida de Fouché que foi de estudo e de estar nas sombras, sempre antevendo quem era o lado vitorioso para se colocar ao seu lado, sem pensar duas vezes.

A Árvore Despida (2024)

06
Mar24

Cópia de Design sem nome (7).png

Depois d´A Espera, volto ao traço de Keum Suk Gendry-Kim, sul coreana radicada em França. Desta vez, a autora adapta uma obra clássica do seu país, acerca de um amor proibido. Na Seul da Guerra das Coreias, cheia de soldados americanos, a jovem Kyung, já sem pai nem irmãos e apenas com a companhia da mãe, atende os estrangeiros que mandam pintar em baratos lenços locais, retratos das suas namoradas. Cabe a Kyung distribuir o trabalho pelos pintores, que ganham por retrato na esperança de juntar o suficiente para comer. Um dia, junta-se a eles Ok, vindo da Coreia da Norte e com pergaminhos de verdadeiro pintor. Mesmo tendo mulher e filhos, a jovem não consegue não se apaixonar por aquele homem misterioso, nascendo uma relação platónica que os ajuda, aos dois, a sobreviver a tempos tão duros.

A Metamorfose (1915)

06
Fev24

Cópia de Design sem nome (10).png

Clássico da literatura mundial, A Metamorfose (Frank Kafka, 1883-1924), conta uma história absurda, mas cheia de significado. Um jovem caixeiro viajante, que abandonou os seus planos de vida para trabalhar para o impiedoso homem a quem os pais devem dinheiro, acorda um dia, transformando num inseto gigante, semelhante a uma barata. Com mais receio de perder o comboio e as entregas do dia do que da sua situação, Gregor, acaba por se conformar a ficar em casa, sobretudo quando vê a reação da família à sua nova forma. Gregor vai vivendo na sua nova forma provocando medo, aceitação, vergonha e até repúdio na sua família. 

Griselda (2024)

26
Jan24

Cópia de Design sem nome (5).png

Reza a lenda que Pablo Escobar só tinha medo de uma pessoa: Griselda Branco. É a sua história que conhecemos em Griselda, nova aposta na Netflix e nova incursão do streaming no mundo do narcotráfico. Sofia Vergara, ela própria colombiana, deixa para trás os papeis redutores de “boazona” e assume aquele que pode ser o papel da sua vida. Não que a sua personagem não seja objeto de desejo, mas é muito mais do que isso. É ela que manda.

Encontramos uma Griselda já adulta, com três filhos e a fugir do marido violento, irmão mais novo de um barão da droga de Medellín. Para trás fica um casamento longo e tortuoso e uma vida como prostituta. Procurando uma nova vida em Miami, começa por vender um quilo de cocaína para começar uma nova vida e ao invés, usa a experiência que acumulou como braço direito do marido e começa um novo negócio.

Griselda enfrenta um mundo machista onde a sua opinião não tem valor, mas onde a sua determinação e inteligência começam a furar rumo à construção de um império. Uma bela surpresa de início de ano.

Os Irmãos Sun (2024)

22
Jan24

Cópia de Design sem nome (2).png

Bruce (Sam Song Li) é um jovem de Taipei a viver nos EUA com a mãe, a pacata enfermeira Mama Sun (Michelle Yeoh). Bruce, aquilo a que se pode chamar um “cromo” estudo medicina enquanto, às escondidas tem aulas de improvo, a sua verdadeira paixão. A milhares de quilómetros dali, Charles (Justin Chien) sofre um ataque em sua casa (enquanto faz bolos, a sua verdadeira paixão) e na sequência, o pai, Big Sun (Johnny Kou), chefe dos chefes da máfia de Taipé é alvejado e fica em coma. Charles viaja para os EUA para proteger a mãe e o irmão que não via há mais de 15 anos.

É assim que Bruce começa a conhecer verdadeiramente a mãe e a história da sua família e reencontra um irmão que praticamente não conhecia, criando laços, entre uma trama bem-humorada de ataques e espetaculares cenas de artes marciais. Uma pérola, pouco escondida que conta com cenas inesqueciveis como quando a Mama Sun prepara uns noodles com vaca, ao lado do cadáver de um assassino mandado para atacar o filho ou quando o grupo se esconde numa casa segura, propriedade do ator John Cho, onde tudo, da decoração aos chinelos tem a cara de Cho. 

Our Little Secret (2023)

22
Jan24

Cópia de Design sem nome (1).png

Our Little Secret conta a história verídica de como a jovem Emily Carrington foi sistematicamente violada por Richard, vizinho e suposto amigo do pai. Filha de um casal britânico a viver no Canadá, Emily escolhe viver com o pai, depois da separação dos pais. A viver numa casa pobre e sem grande limpeza, Emily sente frio e desconto encontrando-o na casa dos vizinhos, Richard e Brenda, onde pode tomar banho de água quente, comer uma boa refeição quente e ter uma vida relativamente normal por oposição à que tinha com a mãe, com alguma violência e à que tem com o pai, que lhe grita por tudo e por nada. Mas, Richard, a sós, revela-se algo além do “pai substituto” que poderia ser. Começa a aproveitar-se de Emily, que, sem estar habituada a gostar de si mesma não sabe rejeitar algo que não quer. Só alguns anos depois se atrave a contar e a fazer queixa do seu agressor. Um relato duro.