Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Estante

A Queda da Casa de Usher (2023)

03
Jan24

Cópia de Design sem nome (14).png

A Queda da Casa de Usher é um conto de Edgar Allan Poe, publicado pela primeira vez em 1839 e agora transposto para série, pela mão de Mike Flanagan, responsável por outros sucessos do streaming como The Haunting of Hill House ou The Haunting of Bly Manor e do cinema como Doctor Sleep.

Acompanhamos, claro, a tal Casa de Usher e a sua queda. Os Usher são dois irmãos, filhos bastardos de um empresário riquíssimo que nada lhes dá a não ser uma mãe enlouquecida. Roderick e Madeline só se têm um ao outro e à sua enorme ambição comum. Na noite 1979 para 1980 fazem a sua versão de vender a alma ao Diabo, fazendo um trato com uma mulher misteriosa que lhes oferece poder e dinheiro em troca da finitude da linhagem Usher em simultâneo, dali a muitos anos. Os dois esquecem o episódio e só na sua maturidade voltam a pensar e a ver a tal mulher, Verna (Carla Gugino).

Nos anos que se seguem, tornam-se nos líderes da Farmacêutica Fortunato e fazem-na crescer como nunca, colecionando fama e dinheiro. Muito. Se Madeleine se mantem solteira, Roderick, já com dois filhos na altura do acordo, acaba por ter mais quatro herdeiros de várias mães. Roderick (Bruce Greenwood) e Madeline (Mary McDonnell) começam a ver os herdeiros a morrer, um a um, eles que se tornaram adultos caprichosos à conta das suas enormes fortunas e desejo de agradar a um pai, que mais de metade só conheceu quase na idade adulta. Nem toda a experiência de Arthur Pym (Mark Hamill), advogado e faz tudo da família faz com que a matança pare.

Perry (Sauriyan Sapkota), o mais novo e dedicado apenas aos prazeres da vida é o primeiro a cair, numa orgia por si organizada, sobre a qual cai uma chuva ácida. Seguem-se Leo (Rahul Kohli), criador de videojogos de sucesso e viciado em todo o tipo de drogas; Camille (Kate Siegel), responsável pelas relações públicas da família e com gostos e uma vida particular muito própria e Victorine (T'Nia Miller), que testa em inúmeros chimpanzés um novo e revolucionário pacemaker, que não funciona. Os dois primeiros filhos de Roderick seguem-se. Tamerlane (Samantha Sloyan), à beira de lançar uma marca de bem-estar de luxo e Frederick (Henry Thomas), o filho mais velho.

É já com a família quase toda morta que Roderick recebe, na velha casa da família, o detetive Auggie (Carl Lumbly) que o acompanhou desde o início da carreira de ambos, passando de aliado a inimigo e finalmente, a confessor. 8 episódios imperdíveis.