Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Estante

A Estante

04 de Novembro, 2025

The Ed Gein Story

Série, 2024

Francisco Chaveiro Reis

A história de Ed Gein é contada na nova temporada na série da Netflix, Monsters, que já se debruçou sobre os assassinos Jeffrey Dahmer e os irmãos Menendez.

Ed Gein, que confessou ter matado duas melhores nos anos 50 (desconfiam-se de mais mortes, a começar pelo do próprio irmão), além de ter ficado celebre por exumar corpos e com eles, especialmente com a pele, fabricar troféus, roupas e itens de decoração (candeeiros, cadeiras ou simples taças feitas de crânios).

Gein terá tido inspiração nas atrocidades nazis, em especial as de Ilse Koch, conhecida como A Cabra de Buchenwald (no segundo episódio, é sugerido que sem este a influência, o “mal” de Gein poderia nunca se ter manifestado).

Charlie Hunnam, ator britânico, celebre pelo seu papel em Sons of Anarchy, dá vida a Ed. Vamos encontrá-lo numa fase da vida em que o pai, alcoólico já morreu e o irmão mais velho (que acaba por morrer) procura uma vida normal junto de uma mulher, o que é mal visto pela mãe. A mãe é uma personagem central na série, tal como terá sido na vida de Ed, tanto que o primeiro episódio de Monster, se chama justamente mãe. Fanática religiosa, rejeita qualquer tipo de alegria ou divertimento, criou os filhos lendo longos e violentos excertos da bíblia e sempre desprezou o marido, dado aos prazeres terrenos. Lida com os filhos com mão de ferro e vê todas as mulheres como instrumentos do Diabo. Tem dois AVC´s e eventualmente deixa Ed sozinho.

Se a história mostra uma mente fora do comum, capaz das ações mais horríveis, mostrar Hunnam como um ator de elite, capaz de nos deixar absolutamente desconcertados.

Um ponto interesse desta terceira temporada é a forma como mostra que Gein influenciou a cultura norte-americana, a começar pelo cinema. Alfred Hitchcock também é personagem da série, uma vez que se terá inspirado em Gein para criar o infame vilão de Psycho. Tanto ele como o protagonista sofreram com o sucesso do filme, já que o público passou a querer cada vez mais sangue. Teve-o, por exemplo, anos mais tarde com Massacre no Texas, que também se inspirou no sadismo de Gein. O Silêncio dos Inocentes também terá sido inspirado em Ed. Em 2007, quase 20 anos antes desta série, saiu o filme Ed Gein: The Butcher of Plainfield.