Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Estante

A Estante

Stoner (1965)

Outubro 27, 2023

Design sem nome (2).pngStoner, de John Williams, editado pela primeira vez em 1965 é um grande romance americano que tem passou mais ou menos despercebido por muitos anos, tanto que Williams foi muito mais celebrado (merecidamente) por Augustus, de 1972. Há cerca de vinte anos, o mundo despertou para Stoner, que na verdade parece contar a banal história de um banal académico.

O Stoner do livro é William Stoner, filho de camponeses que pensava que o seu destino seria passar de camponês a meio tempo a camponês a tempo inteiro após as aulas. Mas o pai, mesmo calado, tinha outros planos e com sacrifício mandou o filho para a Universidade do Missouri. Queria que o filho tirasse um curso e aprendesse novas formas de trabalhar a terra, algo que era mais difícil a cada ano. Stoner fez a vontade ao pai, apaixonando-se pela Academia ao mesmo tempo que trabalhava para pagar o seu alojamento e alimentação.

Stoner começou de facto pela agronomia, mas o encontro com uma cadeira obrigatória de literatura inglesa fê-lo mudar de rumo. Mudou-se para as letras, algo que os pais só descobriram após a cerimónia de graduação. Stoner não mais voltaria à terra e continuaria no meio académico, decisão aceite com surpresa pelos pais, mas aceite. Mal visto por muitos por não se alistar para guerrear na Primeira Guerra Mundial e ignorado pela maior parte daqueles com quem se cruzou, Stoner foi ficando na Universidade, mesmo que sem grande avanço na carreira. No campo amoroso, apaixona-se e vem a casar com Edith, uma jovem algo misteriosa e sobretudo complexa que não lhe proporciona a felicidade que esperava, fazendo com que Stoner se aproxime mais do trabalho e de uma jovem colega.

Stoner parece ser daqueles livros sobre quase nada que se revelam ser sobre quase tudo: vida, morte, amor, propósito e muito mais. Uma melancólica delicia.

1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub